top of page

Certhil promove atividade de educação ambiental

No dia 17 de agosto de 2022, a Cooperativa de Desenvolvimento Social Entre Rios LTDA (Certhil), em parceria com a Químea Inteligência Ambiental e o Projeto Dispersar, promoveram atividades de observação de aves com os alunos da escola EEEM Visconde de Cerro Alegre, localizado no município de Inhacorá/RS, por meio do Programa de Educação Ambiental da CGH Buricá.


A CGH Buricá da Certhil está inserida entre os municípios de Independência e Inhacorá. Até junho de 2022, a usina operava com potência de 1,4 MW, a qual após sua ampliação, passou a ser de 3,24 MW. A Licença de Operação do empreendimento determina diversas condições e restrições que são integralmente atendidas, entre elas a realização de Programas Ambientais.

O Programa de Educação Ambiental objetiva sensibilizar a sociedade sobre os aspectos relacionados à preservação e conservação da nossa biodiversidade, enaltecendo a importância que ela tem para o nosso planeta. Desta forma, fazendo com que o público reflita sobre as suas ações, tanto no âmbito social quanto no ambiental, olhando para a natureza com outros olhos, o do cuidado.

Para despertar esta nova visão, as atividades iniciaram logo pelas primeiras horas da manhã com as turmas de nível fundamental da EEEM Visconde de Cerro Alegre, onde tivemos uma imersão teórica sobre as questões da preservação dos recursos naturais e qual o nosso papel como cidadão para minimizar a problemática que viemos enfrentando atualmente.

No segundo momento visitamos a exposição fotográfica “Entre nós” do biólogo Gabriel Brutti, a qual possui o objetivo de mostrar uma pequena parcela da diversidade de espécies de aves da região noroeste, elucidando as turmas das belezas que nos cercam e que muitas vezes, passam despercebidas pelos nossos olhos.

Mas como observar as aves e onde encontrá-las? A terceira etapa da manhã foi descobrir através das dicas e vivências do professor, alguns métodos, equipamentos, vestimenta e materiais de apoio que visam auxiliar na observação da avifauna.

Após a teoria, exercitamos na prática esta atividade tão importante, que proporcionou o contato direto com a natureza, despertando o desejo e a vontade de conhecer as espécies que residem próximo ao ambiente escolar. Munidos de binóculos, lunetas, guias de identificação e caderneta de campo para anotar a bicharada observada, saímos nas proximidades “desbravar” as ruas do município de Inhacorá.

Entre João-de-barro, Cardeais, Pombas-avoante, Bem-te-vis, Caturritas, Canários-da-terra, Quero-queros, Sabiás laranjeira e do Campo, novas cores e cantos eram descobertos pelas crianças, até enxergarmos um pequeno grupo de Araçaris-castanho, que nos prendeu a atenção e o nosso encanto para observa-los. O nosso “tucano pequeno” contrastava a sua plumagem colorida e seu bico no alto de uma árvore, mas com a ajuda dos equipamentos, conseguimos ver eles bem de pertinho, até voarem para o pátio da escola.

A atividade foi encerrada com muita alegria e euforia pela presença dos Araçaris, mostrando para os alunos que há uma grande biodiversidade convivendo diariamente conosco. Mas que, cabe a cada um, ter a sensibilidade e a responsabilidade de preservar os seres e seus habitats para que nós e as futuras gerações também possam ter este privilégio de contemplar a natureza.








44 visualizações
bottom of page