top of page

Reinauguração da Usina CGH Buricá e aniversário de 53 anos da Certhil

No dia 23 de novembro foi realizada a cerimônia de reinauguração da Usina CGH Buricá, localizada entre os municípios de Independência e Inhacorá. No mesmo dia em que a Cooperativa Certhil completou 53 anos, destaca a conclusão de mais uma grande obra para a região.


Com a ampliação de 1,40 MW para 3,24 MW de potência, a usina que iniciou a geração de energia em 1999 concluiu as obras de melhorias em todo o canal de adução, câmara de carga, instalação de uma nova unidade geradora de energia e a modernização de todos os painéis de comando e proteção das unidades geradoras.


Com esse aumento de potência, o Engenheiro Eletricista da Certhil, Pedro Roman, informa que nos períodos de cheias do rio Buricá, será possível mais do que dobrar a energia gerada e com todas as estruturas modernizadas atende cerca de 40% da energia consumida pelos associados.

Sem a necessidade de ampliar a barragem ou alagar qualquer área, a Certhil concluiu mais um investimento totalmente sustentável, onde as famílias ribeirinhas permanecem nas suas propriedades sem qualquer alteração, mantendo as áreas de preservação ambiental já existentes.

Após 16 meses de obras, a Direção da Certhil, o Presidente Celso Benedetti e seus colaboradores apresentaram a revitalizada CGH Buricá aos seus associados, Conselhos Administrativos e Fiscal, Cooperativas de Infraestrutura, aos poderes públicos e empresas da região.


Estiveram presentes os representantes do agente financiador, Sicredi Noroeste, autoridades municipais, o prefeito de Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim, o vice-prefeito de Três de Maio, Josias Correa, o prefeito de Independência, João Edécio Graef e representando as Cooperativas de Infraestrutura e a federação Fecoergs, o Presidente da Cooperluz, Querino Volkmer.

Durante a cerimônia o Presidente Celso agradeceu o empenho e dedicação de todo quadro de colaboradores da cooperativa, a confiança dos associados, Conselheiros Administrativos e Fiscal da Certhil e pela divulgação da mídia: Jornal Semanal, Jornal Folha Cidade, rádios Cidade Canção FM, Nossa Rádio, Vera Cruz, Comunitária, Colonial e Paulo Marques Notícias. Além da assistência ao evento pela Unimed, com a disponibilização de ambulância e colaboradores.

Destacou a presença de grande número de associados, a fundamental participação deles e a busca contínua pela melhoria do atendimento e da prestação de serviços da Certhil, sempre focada na qualidade da energia entregue aos mais de 9.000 consumidores, em 11 municípios da região.




106 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page