top of page

Certhil marca presença no Workshop de Comunicação e Marketing

  • adielschwab2
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A Casa do Cooperativismo, em Porto Alegre, sediou, no dia 26 de setembro, o maior evento de comunicação já promovido pelo Sistema Ocergs: o Workshop Networking, Branding & Comunicação (NBC), inspirado na cultura da NBA (National Basketball Association). A iniciativa reuniu 85 participantes de 55 cooperativas gaúchas, com o objetivo de promover estratégias colaborativas em comunicação e reforçar o espírito de equipe entre os comunicadores. A cooperativa esteve representada pelo colaborador Adiel Luan Schwab.


A narração do evento ficou a cargo do jornalista e comunicador gaúcho Duda Garbi. O apito inicial foi dado por Simone Zanatta, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, que destacou a relevância da iniciativa para impulsionar o cooperativismo por meio da comunicação. Em seguida, Samara Caroline de Araújo, gerente de Comunicação do Sistema OCB, apresentou a projeção da Campanha SomosCoop para 2026.


Na sequência, Márcio Callage, CMO da Vulcabras, apresentou o Case Olympikus, onde destacou os desafios de construir marcas em um mundo acelerado e ressaltou que, mais do que a tecnologia, é o comportamento humano que precisa ser compreendido para gerar conexões verdadeiras e relevantes. Também foram compartilhados os resultados de uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) sobre a percepção dos gaúchos em relação ao cooperativismo. O estudo mostrou que o conceito está fortemente ligado à ideia de esforço coletivo, união e solidariedade, além de ser percebido como uma prática concreta de organização para alcançar objetivos comuns.


Após o intervalo, os participantes acompanharam a apresentação de Mario Rosa, integrante do time criador da marca SomosCoop. Ele detalhou o trabalho colaborativo que deu origem à campanha, reconhecida com o Prêmio Brasileiro de Design pelo voto popular, e reforçou a importância de estar atento às tendências e mudanças do mercado para adaptar a comunicação e manter a relevância com sensibilidade, criatividade e profundo conhecimento do público.


Logo depois, Roberto Wickert, gerente de Marketing, Produto e E-Commerce da Termolar, apresentou o Case Termolar, trazendo exemplos práticos que reforçam a trajetória de cultura, criatividade e estratégia da marca. Segundo ele, é essencial compreender e atuar com uma comunicação adequada a cada momento, baseada em conexões genuínas, lembrando que a marca é feita por pessoas e legitimada por elas.


Encerrou a programação, Daniele Lazzarotto, fundadora e diretora de estratégia da Cordão, que apresentou ferramentas de inteligência artificial aplicáveis à produção de conteúdo e discutiu o impacto da tecnologia no marketing, destacando sua capacidade de aumentar a eficiência, personalizar experiências e automatizar processos criativos.

Presença da Certhil


Representante da cooperativa no evento, o colaborador Adiel Luan Schwab destacou a relevância da participação, e avaliou a experiência como uma oportunidade enriquecedora para aprender com cases de grandes marcas, trocar vivências com outras cooperativas e refletir sobre como fortalecer a comunicação no cooperativismo. “Encontros como este reforçam o papel estratégico da comunicação dentro das cooperativas” reforça Adiel.


Certhil, nossa energia é pra frente!

 
 
 

Comentários


bottom of page