top of page

Certhil comemora 52 anos de atividades

Desde a fundação da cooperativa em 23/11/1969, erguendo o primeiro poste em 31 de março de 1971, até hoje, a Cooperativa Certhil trilhou um caminho de renovação e inovação na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, a Certhil está dividida em duas cooperativas, Distribuição e Desenvolvimento, cada qual com a sua administração.


A Certhil Distribuição é responsável por atender exclusivamente a distribuição de energia elétrica a seus associados. Tendo como principal objetivo fornecer energia de qualidade, preços módicos aos seus cooperados e proporcionar atendimento diferenciado a seu distinto público de associados.


A Certhil Desenvolvimento é responsável por disponibilizar soluções para as necessidades dos clientes, desenvolvendo atividades na área de prestação de serviços. As principais atividades são, geração de energia, loja de materiais elétricos e hidráulicos, serviço especializado com caminhão guindaste, fábrica de poste de concreto e pavilhões pré-moldados, instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia elétrica e serviços e projetos elétricos em geral.


Ampliação da Usina CGH Buricá I

A Certhil Desenvolvimento está ampliando a Central de Geração Hidrelétrica Buricá I, a qual foi inaugurada em 08 de maio de 1999, que na época tornou a Certhil pioneira dentro do sistema Fecoergs em geração de energia própria, começando do zero, em estudos, planejamento, viabilização e construção.

Hoje, depois de 22 anos, a Usina está passando por uma ampliação significativa para a Certhil Desenvolvimento. A estimativa de investimento é de R$ 10.000.000,00, incluindo ampliação do canal de adução, uma nova casa de máquinas, nova turbina e gerador e atualização dos painéis de comando e proteção das duas máquinas existentes.

A duplicação da capacidade das máquinas implicará em um aumento econômico e financeiro de 30% a 35%, destacando-se como um investimento de longo prazo, a atividade de Geração da Cooperativa de Desenvolvimento trará maior estabilidade financeira para os próximos anos. Sendo a estimativa de geração média após a ampliação de 14.300 MWh / ano.

Paralelamente a esse investimento, a Certhil Desenvolvimento continua analisando a possibilidade de implantar mais projetos de geração no rio Buricá. Iniciativas que são frutos do planejamento interno de investimentos, mantendo sempre o foco na geração de energias renováveis.






20 visualizações
bottom of page